Advertisement

Main Ad

Biografia Jeremias Arruda

 Jeremias Arruda

Foto: Instituto Ceará


Jeremias Gervásio Vasconcelos Arruda nasceu em 05 de Março de 1882, em Santo Antonio do Aracatiaçu, Sobral, e faleceu no dia 02 de Junho de 1969 no Rio de Janeiro. Era filho de Miguel Arcanjo Costa Lopes Aguiar Arruda e Maria do Livramento Arruda e irmão do Comendador Ananias Arruda. Em 1923 casou em Baturité, no dia 08 de Dezembro de 1909, com Margarida Soares Bezerra, nascida em 01 de Dezembro de 1892 em Baturité e falecida em 12 de Maio de 1945 no Rio de Janeiro. Era filha de Francisco Bezerra de Menezes Soares, Chico Soares, e Teresa Castelo Branco Soares. Empreendedor, era comerciante e foi um dos pioneiros na exportação de produtos para a Europa, devido a Primeira Guerra Mundial. O casal teve 11 filhos e 44 netos e 49 bisnetos. Seus descendentes fixaram residência no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. 



Foto: Família Arruda


Um dos pioneiros na exportação. Muito cedo o espírito irrequieto empreendedor de Jeremias, levou-o a mudar-se com a família para a capital do Estado. Fixou-se em Fortaleza, em 1915, segundo ano da Primeira Guerra Mundial. Negociava com produtos do Ceará, destinados à exportação sua firma arrastava-se conforme o permitiam as circunstâncias daquele conflito.

Foi aí que surgiu a ocasião. Em comércio, como em tudo mais, a oportunidade empurra os audazes para cima. O governo inglês mostrou-se interessado em adquirir grande quantidade de produtos do Norte e do Nordeste principalmente sementes oleaginosas em pasta. De posse do telegrama sobre o assunto o cônsul inglês em Fortaleza procurou contato com os comerciantes cearenses. Mas o comércio da época era incipiente e de créditos e recursos limitadíssimos. Ninguém se interessou pelo negócio. Ninguém, não. Jeremias procurou o cônsul e disse-lhe que se lhe dessem créditos e segurança contra o torpedeamento do navio transportador ele se habilitaria a fazer o carregamento. 

O governo inglês aceitou. O London Bank abriu-lhe os cofres. E o vapor "Orígenes" deixou o Brasil totalmente carregado. O navio, como previra Jeremias, foi torpedeado, mas o governo inglês, fiel à sua palavra, enviou outro vapor, que foi igualmente carregado e, afinal, chegou a seu destino. Luiz Soares Arruda diz que não há, aqui, lugar para lembrar o apogeu comercial alcançado, a partir daí, por Jeremias, que foi pioneiro na exportação de alguns dos principais produtos do Ceará, hoje na pauta ordinária de exportação. 

 O fim da guerra o encontrou com grandes carregamentos de mercadorias em portos europeus, cujas cambiais, em sua maior parte, tinham sido descontadas no Banco do Brasil, foi nessa época, 1920, que Jeremias Arruda conseguiu uma bela casa para sua residência, na Praça do Carmo, em Fortaleza, onde hoje está a sede do Instituto do Ceará. 

 

"A LUTA CONTRA UM BANCO". 

- Prevendo que a acomodação natural da paz, também acomodaria os negócios na rotina, e o câmbio rapidamente cairia em pautas baixas, Jeremias firmou contrato com o Banco do Brasil, pelo qual este se obrigava a somente converter as divisas geradas pela venda dos produtos exportados, em condições favoráveis de câmbio, que permitissem àquele estabelecimento de crédito receber, integralmente, o valor das cambiais por ele descontadas. De acordo com Luiz Soares Arruda, a direção do Banco, na época, não honrou o compromisso contratual e transferiu as divisas em câmbio desfavorável. Fez mais. Acionou Jeremias para receber a diferença. Perdeu a questão em todas as instâncias, fato que deu a Jeremias condições para, por sua vez, acionar o banco para ressarcir-lhe dos prejuízos e danos morais sofridos. Entre o início e o término da questão decorreram 40 anos. Jeremias, porém, ganhou a questão. Todavia não saiu ileso de sua guerra de pigmeu contra o gigante. Foi compelido a liquidar seus negócios e resolveu mudar-se para Belém com toda a família, lá permanecendo por 2 anos. Jeremias partiu, pois, para o Rio de Janeiro, em meados de 1928, e ali viveu os últimos 41 anos de sua vida, falecendo aos 87 anos de idade, a 02/06/1969, no Rio de Janeiro. Casou-se a 08/12/1909 em Baturité com Margarida Soares Bezerra n. a 01/12/1802 em Baturité, e falecida a 12/05/1945 no Rio de Janeiro, filha de Francisco Soares Bezerra e Theresa Soares Castello Branco.


Foto: Brasil Social (RJ)


O prédio foi construído entre 1919 e 1920 para residência do comerciante Jeremias Arruda.






Presente


A residência do casal, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, em Fortaleza, hoje abriga o Instituto histórico, geográfico e antropológico do Ceará.





" O Capitalista Jeremias Arruda e sua exma. família , residentes em Fortaleza , Estado do Ceará " , o ano é 1926 " . Muito provável que essa fotografia tenha sido tirada no Palacete construído por ele ( Palacete Jeremias Arruda ) , atual sede do Instituto Histórico , ao lado da Igreja do Carmo

Foto: Brasil Social (RJ)

Nasceu em 05 de Março de 1882, em Santo Antonio do Aracatiaçu, Sobral (CE) e faleceu a 02 de Junho de 1969 no Rio de Janeiro. 

Foto: Brasil Social (RJ)

Jeremias Arruda e Margarida em Lisboa - 1923
Foto: FamiliaArruda.com



Casado em Baturité (CE), em 08 de Dezembro de 1909, com Margarida Soares Bezerra( nascida a 01 de Dezembro de 1902 em Baturité (CE), faleceu a 12 de Maio de 1945 no Rio de Janeiro, filha de Francisco Bezerra de Menezes Soares, Chico Soares, e Teresa Castelo Branco Soares, Terezinha) Comerciante. Era empreendedor e foi um dos pioneiros na exportação de produtos para a Europa, devido a Primeira Guerra Mundial. O casal teve 11 filhos e 44 netos e 49 bisnetos* A grande maioria de seus descendentes ficaram na cidade do Rio de Janeiro. Alguns ficaram em Brasília e em São Paulo (capital)



Árvore Genealógica:

Jeremias Gervásio Vasconcelos ARRUDA

Nasceu em 5 de março de 1882 - Santo Antônio do Aracatiaçu-Sobral

Falecido em 2 de junho de 1969 - Rio de Janeiro, 87 anos

Pais

Miguel Arcanjo De Arruda (1849-1923)

Maria Do Livramento Vasconcelos

Esposa e filhos

- Casado com Margarida Bezerra SOARES com

Luís Soares ARRUDA (1911)

Carlos Augusto Soares ARRUDA

Maria Lúcia Soares ARRUDA

Maria Luíza Soares ARRUDA

Miguel Edmar Soares ARRUDA

Francisco Soares ARRUDA

José Soares ARRUDA

Jeremias Gerardo Soares ARRUDA

Maria Soares ARRUDA

Tereza Soares ARRUDA

Rita Soares ARRUDA

Irmãos

João Gualberto Vasconcelos ARRUDA

Vicente Leonardo Vasconcelos ARRUDA

José Aprígio Vasconcelos ARRUDA 1877-1958

Antonio Austragésilo Vasconcelos ARRUDA 1878-1935

Ananias Abnegado Vasconcelos ARRUDA

Maria Adelina Vasconcelos ARRUDA 1887-1965

Raimundo Vasconcelos ARRUDA


Árvore Genealógica / Foto: gw.geneanet.org







Bibliografia

Fonte: https://gw.geneanet.org/augeri?lang=en&pz=osvaldo+aguiar&nz=rangel&ocz=5&p=jeremias+gervasio+vasconcelos&n=arruda&type=graph

Fonte : Brasil Social (RJ)

Fonte: www.familiaarruda.com.br / Geni (genealogia) / Instituto do Ceará

Fonte: http://www.genealogiasobralense.com.br/arquivos_gen/9b1fbeed173023bf1d836aeb88c3f9ea.pdf



Postar um comentário

0 Comentários